Os nossos dias são repletos de tantos afazeres que temos ignorado a importância de se estar em família no momento das refeições e passamos a vê-la (as refeições) apenas como mais uma na nossa lista de tarefas.

Muito tem se falado sobre alimentação saudável e nutritiva e isso é válido e importante, mas muito mais importante do que os valores nutricionais dos alimentos é o momento de se fazer as refeições.

Em virtude dos horários corridos membros da mesma família se alimentam em locais e horários diferentes, quando juntos deveriam se sentar à mesa. Isso quando não o fazemos as refeições em frente a TV ou vendo o celular. É o momento de se rever alguns hábitos.

Inúmeros estudos comprovam que crianças e adolescentes que fazem refeições em família, à mesa, desenvolvem uma mente mais inteligente, espírito mais forte, corpo mais saudável e tornam-se pessoas mais felizes. Apenas a título exemplificativo uma pesquisa realizada pela Universidade de Havard, dos Estados Unidos, revelou que a criança que se senta à mesa com os pais alimenta-se melhor em comparação aos coleguinhas que comem sozinhas. Ainda outra pesquisa realizada com 16 mil crianças, de 9 a 14 anos, as frutas e vegetais aparecem quase duas vezes mais no prato daquelas que fazem as refeições com a família ao redor da mesa.

Sabemos que é quase impossível que as famílias se reúnam para fazer as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) diariamente, porém precisamos dedicar um tempo a pelo menos uma delas. Verificar na rotina da nossa casa qual o melhor momento para que todos possam se sentar e comer com calma, sem pressa, sem horário para terminar.

Precisamos olhar para o momento da refeição não apenas como a hora de comer, mas sim como oportunidades para que nossa família tenha momentos ricos, onde compartilharão de boas conversas, comunhão e momentos inesquecíveis, que trarão crescimento e serão lembrados para sempre.

Devemos pensar nesse momento com carinho e preparar um ambiente acolhedor e agradável, colocar uma música ambiente, flores à mesa e é claro incluir os nossos filhos na preparação desse momento, seja colocando a toalha, os pratos e talheres, seja servindo o outro.

Então vamos com muita alegria e gratidão arrumar a mesa!!!

Written by admin

Leave a Comment