Tem um ditado na maternidade que diz que “filho é igual vídeo game, a próxima fase é sempre mais difícil”.

Não deixa de ser verdade essa frase, mas temos que levar em conta que há fases que achamos já superadas e quando menos esperamos elas voltam e com força total.

Lembremos daquela primeira fase da introdução alimentar. Muitas vezes é um tanto quanto complicado, pois a criança nem sempre aceita de cara os novos alimentos e, a cada refeição o “caos” é instaurado.  Comemoramos e contamos cada colherada. Não é fácil, mas quando nossos filhos começam a comer é como se um peso fosse retirado de nossas costas e estamos prontas para novas fases. Porém quando menos esperamos aquele bebezinho cresce e se torna uma criança cheia de personalidade e vontades e, um belo dia (nem tão belo assim) decide que não quer mais comer, ou passa a escolher os alimentos. E cá estamos nós de novo enfrentando algo que achávamos ter superado.

Não podemos nos esquecer do sono da criança. De repente a criança que, com muito custo, dormia a noite inteira, sozinha no seu quarto, passa a acordar diversas vezes. E eis que estamos nós abraçadinhas, de novo, com aquela velha companheira chamada “noites em claro”.

E a volta as aulas depois das férias ou de um simples feriado prolongado? Os nossos filhos já estavam super adaptados, amava a professora, chorava para não ir embora da escola e de repente age como se nunca tivesse estado lá. Quem entende?!

Se pararmos para analisar veremos que a cada nova fase enfrentamos novos e velhos desafios. E muitas vezes as táticas e métodos que utilizávamos já não surtem efeitos.

Então bóra se preparar porque mais fases virão e como diz outro ditado do mundo materno “depois que os filhos casam e vão embora tudo fica mais fácil”. Há esperança!!!

Written by admin

Leave a Comment