Conforme os filhos vão crescendo fica cada vez mais difícil deixarmos a casa organizada. Encontramos brinquedos nos lugares mais improváveis e inusitados.

Quando mobiliamos e decoramos a nossa casa pensamos naquilo que é útil e agradável para nós, os adultos, porém quando os filhos chegam precisamos passar a olhar o ambiente da nossa casa sob outra perspectiva, não apenas no que diz respeito a segurança da criança, mas também em como essa criança poderá aproveitar esse ambiente.

As crianças precisam se sentir parte da nossa casa e saber que ela tem o espaço dela. Hoje mostraremos para vocês que pequenas adaptações poderão deixar a nossa casa mais organizada e os nossos filhos mais felizes, confiantes e independentes.

Quando guardamos os brinquedos em um lugar inacessível aos nossos filhos e lhe entregamos apenas na hora de brincar isso gera uma certa ansiedade neles, o que impossibilita que aproveitem aquele momento, por isso muitas vezes eles ficam correndo para lá e para cá e não conseguem sentar para brincar.

O mesmo acontece quando entregamos uma caixa cheia de brinquedos misturados ou mesmo espalhamos diversos deles pelo tapete. Elas pegam a caixa e vira os brinquedos ou começa a jogá-los para cima, pois são muitas informações ao mesmo tempo e isso dificulta a concentração da criança. Está tudo bagunçado e eles não conseguem brincar.

Diferentemente acontece quando os brinquedos estão sempre ao alcance da criança, em pequenas quantidades e de forma organizada. A criança deve ser ensinada a pegar um de cada vez e devolvê-lo ao lugar que pegou quando não quiser mais brincar e só depois pegará outro.

Vejam um modelo de móvel que possibilita essa apresentação organizada.

1b

Virão que os brinquedos ficam o tempo todo ao alcance da criança? Isso faz com que ela não fique ansiosa quando lhes entregamos os brinquedos, pois sabem que quando quiserem é só ir lá e pegar.

Sei que você deve estar pensando que o seu filho jamais deixará os brinquedos no lugar, porém as crianças aprendem muito rápido e, em pouco tempo começam a fazer sem que você precise pedir. Não é algo que acontece da noite para o dia, mas com paciência os resultados aparecem!

É importante que se faça um rodízio dos brinquedos, pois as crianças enjoam facilmente. Então quando perceber que seu filho está muito tempo sem brincar com determinado brinquedo, tire ele de cena, guarde por algumas semanas e depois apresente novamente.

Para armazenar os brinquedos pequenos o ideal é fazermos uso de caixas organizadoras ou mesmo potinhos, deixando juntos os objetos iguais ou semelhantes, por exemplo um potinho só com bolinhas, outro só com carrinhos pequenos, outro com objetos de montar. Lembrando que a quantidade de objetos também é importante, por isso não coloque muitos objetos dentro das caixas ou potinhos.

2

3

O local onde as crianças poderão fazer as atividades também é importante. Pense em algum lugar na sua casa onde você poderá colocar uma cadeirinha com uma mesinha e ensine o seu filho que é naquele lugar, e unicamente ali, que ele poderá desenhar, pintar, brincar de massinha e etc. Dessa forma você diminui e muito os riscos de ter um sofá riscado, as cadeiras da cozinha desenhadas ou mesmo o tapete da sala cheio de massinha.

4

Como pais, é nossa obrigação aprendermos a observar nossos filhos, tentarmos entender suas necessidades e prepararmos em nossas casas um ambiente para eles.

Written by admin

Leave a Comment