Há uma frase do psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Augusto Cury que diz que “Todas as coisas que o dinheiro compra são baratas, todas as que ele não consegue comprar são verdadeiramente caras…”.

Refletindo sobre a frase acima temos que considerar que o tempo é um bem valiosíssimo e que se não o utilizarmos de maneira apropriada não teremos como retomá-lo.

Trazendo para o mundo materno temos de entender que o tempo investido com os nossos filhos é o melhor presente que podemos dar a eles.

Acreditamos, falsamente, que os pais que trabalham fora são menos presentes na vida dos filhos do que aqueles que estão em casa. Isto não é verdade!

O que nos faz presentes na vida dos nossos filhos é o tempo que dispomos exclusivamente para eles. Estar no mesmo ambiente que os nossos filhos não quer dizer que passamos tempo com eles.

Independentemente do tempo que dispomos para estar com os nossos filhos, sejam horas ou minutos, este deve ser aproveitado ao máximo, seja trocando uma fralda, dando um banho, lendo uma história na hora de dormir, uma brincadeira de esconde-esconde por alguns minutos. São pequenas coisas que enchem as crianças de alegria e que fazem com que elas lembrem de nós o dia todo.

As mamães que trabalham em casa devem incluir seus filhos na rotina de casa, pedindo “ajuda” para arrumar a mesa, varrer o chão, tirar o pó e etc. Quando for fazer compras, peça ao seu filho para lhe ajudar a pegar os produtos, se ele já for alfabetizado peça para lhe ajudar a fazer a lista. Para as crianças essas coisas podem ser uma grande brincadeira.

Vejam outros exemplos de atividades simples que podem ser feitas com os filhos e que é diversão na certa:

* Desenhar

* Imitar sons dos animais

* Dançar

* Montar prédios com blocos

* Cantar músicas infantis e ensinar os gestos ou incluir o nome do seu filho na música

* Bola

* Massinha de modelar

* Mostrar fotos de quando você estava grávida e do seu filho ainda bebê e contar como foi o nascimento dele

* Quebra cabeça

* Jogo da memória

Viram como não é tão difícil quanto parece investir tempo de qualidade com os nossos filhos? Dessa forma construiremos laços cada vez mais fortes com eles, e estaremos presentes também em suas memórias futuras.

Written by admin

Leave a Comment