Amamentar e ser amamentado é um direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Constituição Federal ( Artigo 7º inciso XVIII), na Consolidação das Leis do Trabalho (Artigo 396 CLT).

Muitas mães, principalmente no início, se sentem sem jeito para amamentar em público. Já é difícil fazer o bebê pegar o peito direito, imagine tendo que ao mesmo tempo fazer cabaninha, abrir a blusa o mínimo possível, e ficar virando de lado para que ninguém veja.

Há aquelas mães que preferem um cantinho mais reservado na hora de amamentar o seu filho, cobrem com uma fraldinha, procuraram lugares onde não há homens. Mas também há aquelas que simplesmente abrem a roupa sem o menor constrangimento para alimentar seus filhotes (sem julgamentos).

Independente da forma como a mãe opta por amamentar ela não pode jamais ser impedida de o fazê-lo por estar em um local público. Mas infelizmente não é bem assim que as coisas acontecem.

Alguns casos ganharam repercussão na mídia e redes sociais, como o da Geovana Cleres que foi abordada por funcionárias do SESC Belenzinho em São Paulo quando dava de mamar a sua filha de 1 ano, da Marina Barão, que foi proibida de amamentar seu filho Francisco, de três meses no saguão do Itaú Cultural em maio de 2011, da Priscila Navarro Bueno, que foi constrangida no MIS (Museu da Imagem e do Som), dentre tantos outros.

Essas mães se mobilizaram e fizeram como forma de protesto o “mamaço”, nos mesmos locais em que foram impedidas de amamentar seus filhos. O objetivo do mamaço é mostrar a importância da amamentação e acabar com o preconceito contra mães que amamentam em lugares públicos.

E surtiu efeito!!!

Aqui em São Paulo há uma lei (16.161/2015) de 14 de abril de 2015, que dispõe sobre o direito ao aleitamento materno no município. As regras reforçam que todo estabelecimento do município deve permitir o aleitamento em seu interior – tenha ou não uma área destinada a esse fim. Se a mulher for impedida ou constrangida, o local será multado em R$ 500 e, em caso de reincidência, o valor duplica.

Faça valer os seus direitos e dos seus filhos.

Written by admin

    13 Comentários

  1. Adriano 7 de julho de 2015 at 13:14 Responder

    Interessante, eu particularmente não sabia que amamentação em local publico era direito previsto na lei. parabéns !!

Leave a Comment