Existem muitas listas e dicas do que NÃO se deve dizer para uma mãe. Seja para a que trabalha fora, para a que fica em casa, para a que tem babá… Mas não adianta só sabermos o que NÃO dizer, precisamos saber o que dizer.

Toda mãe precisa ouvir, dos filhos, do marido, da amiga…

Você é uma boa mãe: Damos o nosso melhor aos nossos filhos todos os dias. Tem dias que não estamos bem, tem dias que a paciência não é tão ilimitada, tem dias que acordamos querendo continuar dormindo, mas nem por isso deixamos de dar o nosso melhor. É que aquele dia o melhor não era tão bom assim…

É assim mesmo, eu te entendo: Se a criança acordou de mal humor, está manhosa, fazendo birra, sempre tem alguém para perguntar os motivos pelos quais a criança está daquele jeito, para afirmar que se fosse com ela já tinha dado um jeito, que os filhos dela nunca fizeram isso. Entendam, em um momento assim a mãe não precisa ouvir nada. Em diversos momentos na maternidade, o que uma mãe quer ouvir é: “É ASSIM MESMO…EU TE ENTENDO”.

Você é a melhor pessoa para cuidar do seu filho: Sabemos que as crianças tendem a fazer “manha”, a ficar mais dengosa com os pais, principalmente com a mãe. Afinal de contas é com eles que a criança tem intimidade e podem colocar para fora o que realmente estão sentindo. Ao contrário do que as pessoas pensam (a criança só dá trabalho quando está com os pais) na verdade a criança se expressa de verdade com os pais. Então ao invés de dizer “estava boazinha até você chegar”, diga “QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU, ELA ESTAVA COM SAUDADES”.

Você tem feito um ótimo trabalho: Precisamos ser reconhecidas pelo que fazemos e não apenas pelo que deixamos de fazer. Precisamos ser reconhecidas por todas as vezes em que controlamos um momento difícil, pelas coisas boas que temos ensinado aos nossos filhos, pelas noites sacrificadas, pelo tempo que nos dedicamos a eles, por pensar neles em primeiro lugar sempre…

Dedicado a todas as mamães.

Written by admin

Leave a Comment